Notícias

A LOTAÇOR na promoção da cultura

A LOTAÇOR considera que o setor da pesca deve ser compreendido numa perspectiva mais holística, envolvendo outros setores. Talvez os mais evidentes, sejam os transportes, o emprego, o ambiente ou a alimentação, mas todos deveriam “ser chamados” a responder aos desafios que hoje a pesca enfrenta. Refiram-se o turismo, a segurança social, a educação, a juventude ou a cultura.

A cultura, com particular interesse na promoção de experiências, que ajudem a quebrar paradigmas, contribui para a mudança de mentalidades e, perante as oportunidades que o mar hoje oferece, a LOTAÇOR acredita que a cultura pode constituir uma fonte de rendimento na fileira da pesca.

A LOTAÇOR associa-se à Bienal 2025 do “Festival Walk&Talk”, um dos maiores eventos de arte urbana ao ar livre, e organizou uma visita para protagonistas do festival. Durante dois dias, artistas, curadores e agentes culturais discutiram com a nossa empresa oportunidades de trabalho futuro. Desde a sua criação em 2011, o Festival Walk&Talk tem vindo a promover a criação artística ligada ao contexto cultural e geográfico único do arquipélago.

A iniciativa vai ao encontro da ambição da empresa em querer modernizar a sua imagem que, no caso, valoriza o “espaço lota” e o porto de pesca, dignifica a comunidade piscatória, contribui para a “revolução de mentalidades” e desconstrói a ideia de que a arte e a cultura são só para alguns.

Refira-se que a LOTAÇOR já participou em edições passadas, oferecendo como suporte para algumas instalações, as casas de aprestos. No caso em Rabo de Peixe.

Há 5 dias por Lotaçor