A Lotaçor tem por missão realizar todas as operações de primeira venda de pescado e respetivo controlo, criando - através da exploração das lotas e instalações e/ou equipamentos de refrigeração e congelação-, as condições necessárias à produção, distribuição e comercialização do pescado da Região Autónoma dos Açores (RAA).
Pode, ainda, exercer outras atividades relacionadas com o seu objeto principal, designadamente através da prestação de serviços à atividade das embarcações de pesca.
Em conformidade com o artigo 20 º dos seus estatutos, desempenha igualmente serviços de interesse público geral a nível da exploração, prestação de serviços e investimentos nos portos de pesca da RAA.
Empresa pública regional, conhece profundamente os hábitos, cultura e necessidades da classe piscatória, desempenhando um importante papel social pois trata de significativa parte dos pagamentos à segurança social, seguradoras, sindicatos, associações diversas e, também, dos empréstimos bancários destinados à aquisição e modernização de embarcações de pesca por si avalisados.
A Lotaçor é, ainda, a interface entre o subsetor extrativo e o consumidor, pelo que tem a Qualidade e a Segurança Alimentar como preocupações permanentes e estratégicas ao nível do investimento e da inovação, considerando-as uma exigência do mercado, mas, principalmente, um fator diferencial para uma região como os Açores.
Estatutos: