Historial

1979 – Na sequência da instituição da Autonomia, é criado a 6 de novembro o Serviço Regional de Lotas e Vendagens.

1981 - Por iniciativa da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas e através do Decreto Legislativo Regional Nº 10/81/A de 8 de julho, a denominação social e caraterização evoluem para Serviço Açoriano de Lotas, E.P.- Lotaçor. Inicia-se a construção e adaptação de alguns edifícios dotando-os com as condições mínimas para a primeira venda de pescado, assim como a construção de entrepostos frigoríficos em algumas ilhas, estruturas até então inexistentes na Região.

1990 - É iniciada a informatização dos serviços, dotando a sede e delegações de Angra do Heroísmo e Horta do chamado escritório eletrónico.

1993 – Informatização da Lota de Ponta Delgada, seguindo-se as de Rabo de Peixe, São Mateus da Calheta, Praia da Vitória e Santa Cruz da Horta.

2005 - A Empresa é transformada em sociedade anónima, através de Decreto Legislativo Regional nº. 19/2005/A, adquirindo a designação de LOTAÇOR-Serviço de Lotas dos Açores, S.A.

2006 - Inauguração de um edifício próprio para sede da Lotaçor. 
Com os objetivos de melhorar a articulação de serviços e beneficiar pescadores e compradores na sua relação com os organismos públicos, os recursos da Direção Regional das Pescas e Inspeção Regional das Pescas em São Miguel passam a ocupar um dos pisos do novo edifício.

2008 - Inauguração da nova Lota de Ponta Delgada.

2010 - Inauguração da Lota e Entreposto Frigorífico do Corvo.

2015 - Apresentação do projeto-piloto de marcação do pescado, início do processo de certificação de espécies com a denominação Marca Açores.

2016 - Inaugurado o Entreposto Frigorífico de Ponta Delgada e requalificação da Lota de Vila do Porto.

2017 - Abertura da lota On-line.

2018 - Atribuição da certificação de todas as espécies comercializadas com a denominação Marca Açores – certificado pela natureza.