No seguimento do cumprimento do plano estratégico da Lotaçor e no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores à Ilha do Pico, teve lugar a visita à obra de requalificação e modernização do entreposto frigorífico da Madalena.
Este evento contou com a presença de Sua Excelência o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, que pôde aferir os trabalhos que têm sido efetuados nesta infraestrutura. O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, e o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, também marcaram presença. O Conselho de Administração da Lotaçor, representado pela Presidente, Sofia Inácio, e pela Vogal Executiva, Aida Amaral, acompanharam a visita guiada, que contou com as explicações técnicas de Pedro Pacheco, Diretor de Operações Portuárias e Infraestruturas da Lotaçor.
O entreposto frigorífico da Madalena é um ativo chave na dinâmica empresarial da Lotaçor, uma vez que representa cerca de cinquenta por cento da capacidade total de armazenamento em regime de congelados da RAA. Por outro lado, é inequívoco o posicionamento estratégico deste entreposto e a necessidade sentida pela fileira de munir a Região de tão importante infraestrutura de frio. Há a referir ainda que este investimento segue em linha com outros investimentos já realizados nos últimos anos, com vista com à melhoria das condições de frio da RAA, nomeadamente Horta, Vila do Porto, Lajes das Flores e Velas, levando desta forma a um aumento da qualidade do pescado e consequente aumento do rendimento dos vários agentes do setor.
O entreposto frigorífico da Madalena está dotado de uma capacidade de conservação de cerca de 2.500 toneladas de congelados e cerca de 50 toneladas de refrigerados. Para além disso, a capacidade de congelação em túnel será de 20 toneladas por ciclo e em salmoura de 40 toneladas por ciclo.
Com a conclusão a breve trecho desta importante obra ficam totalmente requalificados e modernizados três dos quatro grandes entrepostos da rede regional de frio.
Horta, Madalena, Ponta Delgada e Vila do Porto têm uma capacidade total de armazenamento de cerca de 5.530 toneladas em congelação, mais de 185 toneladas em câmaras polivalentes, nomeadamente congelação e refrigeração, 120 toneladas de congelação diária em salmoura e 70 toneladas em túnel estático.