No âmbito das atividades formativas e de responsabilidade ambiental, a LOTAÇOR recebeu e ministrou uma ação de sensibilização sobre “Literacia dos Oceanos” para alunos e professores, da área de ciências, da Escola Secundária Pedro Nunes, em Lisboa.
A iniciativa, organizada nas instalações da LOTAÇOR, contou com a presença do Secretário Regional do Mar e das Pescas e com a Administração da empresa e terminou pelas 23h. Focou-se nas ameaças e na importância do conhecimento para a conservação do Oceano, na responsabilidade do consumidor para sustentabilidade da pesca e nas particularidades dos ecossistemas do “mar dos Açores”.
Enquanto anfitrião, nas palavras do Secretário Regional, o projeto “Blue Azores” esteve em destaque, valorizando a ambição do governo em proteger e conservar 30% do território marítimo dos Açores. Um exemplo para a Europa e para o mundo, orientado para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, preconizado pela Organização das Nações Unidas.
Atendendo à dispersão, representada nas nove ilhas, em mais de 50 freguesias costeiras, a LOTAÇOR tem condições privilegiadas para ser um veículo determinante numa estratégia de comunicação e ser “porta-voz” do “Blue Azores” na sensibilização da comunidade piscatória.
Nesta atividade, a LOTAÇOR pretendeu ainda treinar um modelo mais interativo para a “Literacia dos Oceanos”, orientado para os trabalhadores da empresa, para que possam estar melhor habilitados no esclarecimento de pescadores e comerciantes.