Notícias

DIA MUNDIAL DA PESCA

Hoje, dia 21 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Pesca 2022. Instituído em 1998, visa destacar a importância da conservação dos oceanos e da vida marinha.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, FAO, mais de um terço dos stocks globais são pescados de forma abusiva.

Em países em desenvolvimento este tipo de captura de peixes é mais grave por ser realizado por frotas industriais que percorrem longas distâncias dos pontos de origem, para reduzir stocks em pontos de destino onde eram capturados de forma sustentável e artesanal pelos operadores locais.

Regozijamo-nos por pertencer a uma Região Autónoma onde a pesca é pautada pela utilização de artes de pesca seletivas e ecológicas e por princípios de sustentabilidade ambiental, social e económica, quer pelo tipo de frota quer pelo tipo de artes de pesca.

A Lotaçor associa-se a estes alertas e à mudança de paradigma mundial das pescas de modo a salvaguardarmos os nossos recursos para que as gerações vindouras possam usufruir sustentavelmente de um bem que é da Humanidade.

21 de november, 2022 por Lotaçor