O presidente do Governo Regional anunciou, hoje, o lançamento a concurso, no final deste ano, de grandes obras nos portos de pesca de Vila Franca do Campo, ilha de S. Miguel, e de São Mateus, na Terceira.
Na cerimónia de entrega de 56 casas de aprestos a armadores de pesca local da vila de Rabo de Peixe, S. Miguel, Carlos César adiantou que, até final de 2008, vão iniciar-se, também, intervenções nos portos de pesca de Ponta Delgada das Flores, da Fajã do Ouvidor (S. Jorge), da Caloura (S. Miguel) e da Madalena (Pico).
A construção das novas lotas da Graciosa e do Corvo e de casas de aprestos na Horta e em Ponta Delgada, constituem outros dos empreendimentos previstos para o sector, indicou, assegurando que a aposta na sustentabilidade das pescas, na qualidade, na modernização da frota e das estruturas portuárias e logísticas se mantém como prioridade do seu executivo.
No que se refere, concretamente à frota, Carlos César sublinhou que, numa lógica de responsabilidade importa continuar a apoiar a sua renovação, apenas por substituição de embarcações que ainda não possuem as adequadas condições de trabalho e segurança.
Realçou, ainda, que em matéria de comercialização de pescado, as mais recentes perturbações registadas nesta actividade revelam que o Governo deverá trabalhar, com os parceiros do sector, para assegurar um entendimento estável com vantagens para a economia regional e para os rendimentos dos pescadores e dos primeiros compradores.
Numa referência à indústria de transformação associada à actividade piscatória, o chefe do executivo disse que a reunião de segunda-feira, em Bruxelas, do Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia, em que os Açores estiveram representados pelo subsecretário regional Marcelo Pamplona, deu indicações positivas de garantia dos apoios comunitários ao sector conserveiro no período de programação 2007/20013.
Carlos César revelou, por outro lado, que o Governo vai avançar com a construção de mais casas de aprestos em Rabo de Peixe, de modo que sejam abrangidos todos os armadores da vila, projectando, igualmente, a implantação, no porto local, de uma nova estrutura de apoio para a preparação da faina e de uma oficina de reparação naval.
As casas de aprestos hoje entregues 20 com 25 metros quadrados e 36 de 12,5 metros quadrados e o arranjo das áreas envolventes representaram um investimento de 700 mil euros.
Para o presidente do Governo trata-se de mais um empreendimento entre os muitos que o executivo tem concretizado em Rabo de Peixe com vista à sua requalificação.
Os vários programas de habitação vão beneficiar um conjunto de 400 famílias de uma vila em que abriu, recentemente, o espaço multi-usos do Cine-Teatro Miramar e na qual o Governo tem em execução ou programados vultuosos investimentos em estruturas escolares, indicou.
O chefe do executivo referiu-se, detalhadamente, à acção governamental realizada em Rabo de Peixe nas áreas do apoio às crianças e jovens, à formação profissional e ao desporto.
Realçou, ainda, a associação do Governo açoriano ao projecto em execução na vila com financiamentos do Instrumento Financeiro do Espaço Económico Europeu.
GaCS/AP
23 de may, 2006 por Lotaçor