A Lota do Porto da Horta dispõe, desde hoje, de um novo e moderno sistema informático, a cuja inauguração presidiu o subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona.
O novo sistema, idêntico ao que está já em funcionamento nas lotas de Ponta Delgada e Rabo de Peixe, em S. Miguel, e da Praia da Vitória e S. Mateus, na Terceira, tem como principal novidade o leilão electrónico de pescado.
Segundo revelou na ocasião o subsecretário regional das Pescas, este sistema vai ser também implementado, ainda este ano, nas lotas da Madalena, Velas e Santa Cruz das Flores, e, durante o primeiro semestre de 2007, nas lotas de Vila do Porto e da Praia, na Graciosa.
Marcelo Pamplona explicou, ainda, que o novo sistema conduz a “uma maior eficiência e rapidez da primeira venda do pescado”, melhorando, por isso, a gestão da actividade da pesca no arquipélago.
“Numa fase posterior as lotas do arquipélago ficarão ligadas entre si, permitindo, por exemplo, a venda on-line do pescado”, acrescentou o governante.
Por último, o subsecretário regional das Pescas considerou que a modernização em curso nas lotas açorianas permitirá colocá-las “ao nível das melhores lotas do país”.
GaCS/FG
17 de may, 2006 por Lotaçor