Na sequência do trabalho profícuo em Educação Ambiental desenvolvido com a nossa empresa em 2023, e pelo facto do Gabinete para a Sustentabilidade e Coesão Territorial desenvolver várias iniciativas relacionadas com a Literacia do Oceano, fomos convidados pelo OKEANOS e pelo Observatório do Mar dos Açores (OMA) para a edição de 2024 do programa HABITAT (Eco Festival Azores Burning Summer).
Esta iniciativa visa fortalecer o sentimento de pertença e o gosto pelo lugar onde se vive, através da valorização da história, das vivências e tradições, bem como da preservação do património natural, tendo abrangido cerca de 300 crianças das Instituições da Rede de ATLs.
Estas atividades pretendem fomentar o aumento da Literacia do Oceano junto das comunidades locais, especialmente no que respeita ao conhecimento sobre as espécies comerciais de pescado dos Açores, bem como sobre a sustentabilidade da pesca e consumo responsável.
A sustentabilidade do Oceano, a pesca responsável e a poluição foram alguns dos temas desenvolvidos pela LOTAÇOR, na atividade prática “Sangue na Guelra”, foi feita a dissecação de peixes com o objetivo ter um melhor conhecimento sobre a respiração branquial, fazendo um paralelo com a respiração pulmonar. Esta atividade está integrada na oferta do Programa Educativo AMaR – Aprender o Mar dos Açores, desenvolvido pelo OMA junto da comunidade escolar.
Foi ainda distribuído o Jogo “Detetives Marinhos – Investiga o Peixe que comes”, desenvolvido no âmbito do projeto MONIPOL (OKEANOS/UAÇ), para a utilização nas diversas instituições.