Notícias

Participação Comité Nacional para a Década do Oceano

Teve lugar ontem, em Lisboa, a apresentação pública do Comité Nacional para a Década do Oceano.

Proclamada em 2017 pela Assembleia Geral da ONU, a Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030, iniciou-se em 2021 designada por “A Ciência que precisamos para o Oceano que queremos”, encontra-se na sua fase de implementação, com a alçada coordenativa internacional das Nações Unidas, através da COI/UNESCO.

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, esteve em representação do Governo Regional dos Açores neste certame que teve como objetivo geral procurar alternativas nas ciências e tecnologias do mar que sirvam de alavanca a um desenvolvimento sustentável.

O Oceano é o principal sistema de suporte de vida no planeta, sendo fundamental aproximar as pessoas para as práticas ativas de defesa dos ecossistemas nele presente. Para além disso, regula o clima, o ciclo de carbono, produz o oxigénio que respiramos e fornece de recursos vivos, não vivos e energéticos.

A Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, Sofia Inácio, marcou presença como observadora, atestando a missão de desenvolvimento e coordenação levada a cabo por Portugal, para a concretização dos objetivos da Década do Oceano, com visão particular para o Atlântico, completamente ligado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, com foco para a “ODS 14 – Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, os mares e os recursos marinhos numa perspectiva  de desenvolvimento sustentável”.  

Década do Oceano - A ciência que precisamos para o Oceano que queremos (oceandecade.org)

 

25 de january por Lotaçor