Notícias

ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA REGIONAL DO MAR E DAS PESCAS

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em conjunto com a Lotaçor, tem vindo a reforçar as ações de limpeza de algas na rampa de varagem do porto de pescas da Caloura.

Tem sido desenvolvida e reforçada a limpeza por parte das entidades e trabalhos de limpeza no porto de modo a colmatar este problema, por forma a não prejudicar e criar condicionalismo à atividade piscatória.

Desde o dia 3 de março até hoje, dia 17 de março, foram retiradas 80 toneladas de algas, quer através de meios contratados para o efeito quer por meios cedidos pela Câmara Municipal da Lagoa, e estiveram envolvidos, em permanência, dois funcionários da Lotaçor.

O arrojamento de algas aumentou de forma substancial no fim de semana de 4 e 5 de março. Desde essa altura, a Lotaçor tem procedido a trabalhos de remoção e limpeza das algas. Desde o início de março que houve a necessidade da contratação de um equipamento de apoio para a remoção das algas bem como tem havido a colaboração quer de equipamentos quer de recursos humanos cedidos pela Camara Municipal da Lagoa.

Atendendo à quantidade de algas que arrojam na bacia portuária, a Lotaçor e a Secretaria Regional têm, duas a três vezes por semana, procedido à limpeza do porto e rampa de varagem.

Através da Lotaçor, todos os armadores foram alertados para utilizarem outros portos (em particular o de Vila Franca do Campo), enquanto o problema das algas criar condicionalismos na rampa.

18 de march, 2023 por Lotaçor