O porto de pesca de São Mateus, na ilha Terceira, vai ser ampliado e sofrer outras obras de beneficiação, num investimento que rondará os sete milhões de euros, anunciou esta tarde, naquela localidade, o subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona.
O governante esteve em São Mateus para apresentar aos pescadores o estudo prévio da intervenção, tendo a solução proposta sido discutida e, de um modo geral, aceite pelos profissionais da pesca.
No final do encontro, Marcelo Pamplona explicou aos jornalistas que se vai verificar o aumento do molhe de protecção, a construção de um cais acostável de 100 metros, a instalação de um pórtico de varagem para subir as embarcações maiores, o prolongamento do cais junto à lota e a criação de espaços separados para os barcos de maior porte e as embarcações mais pequenas, bem como a colocação de uma grua.
O reordenamento dos espaços vai proporcionar zonas distintas para os barcos de "boca aberta" e para as embarcações maiores e aumentar os espaços de estacionamento no mar e em terra.
Vai proceder-se agora à elaboração do projecto, sendo previsível que a obra se inicie no próximo ano, no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio, que começa em Janeiro de 2007, ficando concluída em 2008.
6 de february, 2006 por Lotaçor