Notícias

DO MAR AO PRATO - A PESCA E O PESCADO NA UNIÃO EUROPEIA

No passado dia 2 de abril, através da Dra. Ana Bastos Gomes, a Lotaçor participou como palestrante convidada, na segunda edição do evento online: “ Da água ao prato – A pesca e o pescado na União Europeia – Normativas e atualizações na cadeia produtiva do pescado”.

O evento decorreu ao longo de 3 sábados (19, 26 de março e 2 de abril). O evento foi organizado pela empresa VERAKIS.

Estes eventos (o primeiro ocorreu em 2021) têm como principal objetivo dar a conhecer o enquadramento legal da comercialização do pescado na União Europeia e teve como público-alvo (formandos), empresários, organismos reguladores, entre outros da fileira da comercialização do pescado do Brasil.

Esta segunda edição pretendeu, assim, dar continuidade à comunicação e ao estreitamento das relações comerciais de pescado e produtos da pesca, entre a União Europeia e o Brasil.

Dar a conhecer melhor os principais propósitos da política, práticas e procedimentos de segurança alimentar do pescado, na União Europeia. Á Lotaçor coube o tema da Rastreabilidade, sendo a que a nossa apresentação foi dedicada à rastreabilidade e rotulagem na primeira venda de pescado fresco – demonstrar os procedimentos teóricos e práticos e a forma como organizamos e concretizamos os requisitos legais e pressupostos da rastreabilidade e da rotulagem do pescado na primeira venda e operações conexas.

Para além da Lotaçor o evento contou com a participação de organismos governamentais e não governamentais e diversas empresas do setor do pescado, nomeadamente, o Exército português, a ASAE, a Docapesca - Portos e Lotas, S.A., a Conservas Pinhais, entre outros.

22 de april, 2022 por Lotaçor