Notícias

FORMAÇÃO EM GESTÃO DE CONFLITOS

Apesar da principal missão da LOTAÇOR ser garantir que a transação do pescado, entre pescador e comprador, a nossa empresa tem um papel transversal na fileira da pesca. Da investigação científica, a gestão das operações em portos e núcleos de pesca e à garantia de um melhor e mais seguro acesso ao Mar, os trabalhadores da LOTAÇOR contactam com profissionais com perfis muito diversos, são sujeitos diariamente a contextos diferentes, trabalham por turnos em ambientes muitas vezes adversos, sujeitos a situações de conflito.

Neste contexto, LOTAÇOR terminou mais um curso de formação, desta vez em “Gestão de Conflitos”.

O conflito faz parte da nossa vivência enquanto seres sociais em constante interação com os outros, ele é parte integrante da vida dos seres humanos. A sua existência não é prejudicial, antes pelo contrário, promove o crescimento e desenvolvimento. Este foi um dos temas desenvolvido no curso ministrado pela LOTAÇOR.

Um dos desafios que se coloca às organizações no momento em que vivemos, e a LOTAÇOR não se exclui, prende-se com a gestão de conflitos e a satisfação dos trabalhadores. Temas que nos permitem garantir um nível de qualidade no trabalho, face ao mercado cada vez mais exigente.

Consideramos que a evolução da LOTAÇOR está dependente da sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade e dos direitos dos trabalhadores. É fundamental, por isso, gerir conflitos de forma a produzir bons resultados em vez de um ambiente de trabalho hostil, pouco produtivo e pouco motivador.

O curso, que ocorreu nas primeiras semanas de abril, certificou 16 trabalhadores das lotas, rede de frio e portos de pesca da ilha de São Miguel.

18 de april, 2022 por Lotaçor