Notícias

EM DIA INTERNACIONAL DA MULHER, DIRETORA REGIONAL DAS PESCAS VISITA A LOTA E O ENTREPOSTO DE PONTA DELGADA

A Diretora Regional das Pescas visitou, a convite da Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, a Lota e o Entreposto de Ponta Delgada.

Alexandra Guerreiro e Catarina Martins percorreram demoradamente as instalações da maior lota dos Açores, sendo acompanhadas pela Encarregada da Gestão de Operações de Ilha S. Miguel, pelas duas Médicas Veterinárias responsáveis pelo HACCP e pelo Encarregado de Lota de Ponta Delgada.

Ao longo da visita, a Diretora Regional inteirou-se de todo o circuito do pescado que é entregue para primeira venda, dos procedimentos do leilão eletrónico, e do sistema de HACCP cuja aplicação garante o respeito pelas regras higiosanitárias, bem como a segurança alimentar dos produtos da pesca e a sua qualidade, para além de vários pormenores técnicos e operacionais daquela infraestrutura.

A visita incluiu toda a área administrativa, a unidade de produção e armazenagem de gelo adjacente bem como a área do núcleo de pescas onde se efetuam as descargas de pescado e o aprovisionamento das embarcações de pesca.

Seguiu-se uma visita ao entreposto de Ponta Delgada.

Comemorando-se hoje o Dia Internacional da Mulher, e tendo esta sido uma visita essencialmente no feminino, a Presidente do Conselho de Administração gostaria de deixar uma palavra de apreço a todas as outras mulheres que trabalham na fileira do pescado dos Açores: nas diversas instituições da Administração Pública e Setor Público Empresarial Regional, da esfera da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, nomeadamente, as trabalhadoras da Lotaçor, Direção Regional das Pescas, Inspeção Regional das Pescas;  das Associações de Produtores, da Indústria Conserveira Regional, cuja mão de obra é maioritariamente feminina; nas Capitanias dos Portos; no controlo higiosanitário e certificação alimentar, nas diversas autoridades de segurança, na investigação dos nossos recursos marinhos, na pesca, na comercialização do pescado, nas operações logísticas e de transporte aéreo e marítimo do nosso pescado.

8 de march, 2022 por Lotaçor