O subsecretário regional das Pescas presidiu esta segunda-feira à cerimónia de inauguração do novo sistema informático da Lota da Praia da Vitória, na ilha Terceira.
Na ocasião, Marcelo Pamplona afirmou que este novo equipamento vai permitir não só melhorar as condições de venda do pescado, como também introduzir novas funcionalidades inovadoras, tendo em vista uma gestão mais eficaz da produção pesqueira.
O governante referiu que o executivo tem efectuado, desde 1997, um grande esforço financeiro nas lotas da Região, de forma a recuperar do atraso estrutural de uma área que tinha infra-estruturas com condições deficientes, e anunciou que de corre a elaboração dos estudos das novas lotas da Praia da Graciosa e do Corvo, de forma a dar início à sua construção no âmbito do próximo Quadro Comunitário de Apoio.
Marcelo Pamplona afirmou, ainda, que está em andamento, no âmbito do PRODESA, o processo de certificação do pescado capturado com artes de linhas e anzóis, com o objectivo de valorizar economicamente a actividade pesqueira e de proporcionar melhores rendimentos aos pescadores.
No âmbito social, reafirmou a intenção do Governo Regional de continuar a trabalhar, em conjunto com os pescadores, para que o FUNDOPESCA (Fundo de Compensação Salarial dos Pescadores dos Açores) continue a mostrar-se um mecanismo de compensação financeira eficaz para todos os profissionais do sector, quando condições adversas impedem a normal actividade da pesca.
O subsecretário regional das Pescas reafirmou, também, a vontade do executivo de tudo fazer, a nível nacional ou comunitário, para defender os interesses dos Açores, porque, disse, "toda a modernização que tem sido efectuada no sector só fará sentido se a pesca, nesta área, se exercer de uma forma sustentada".
GaCS/MG
7 de december, 2005 por Lotaçor