Notícias

AÇORES VÃO TER TODA A REDE DE FRIO MODERNIZADA NO SETOR DAS PESCAS, AFIRMA GUI MENESES

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia visitou no dia 26 de setembro, no concelho da Povoação, o posto de recolha de pescado da Ribeira Quente, onde a Lotaçor concluiu os trabalhos de beneficiação das câmaras frigoríficas, do silo e da máquina de gelo, num investimento de 84 mil euros.

Este investimento, segundo Gui Menezes, “resultou na modernização e no aumento das capacidades” deste posto de recolha ao nível da conservação de congelados, que aumentou para 10 toneladas, e da conservação de refrigerados, que passa a ser de duas toneladas, tendo ainda havido um reforço da capacidade de fabrico de gelo, que é agora de três toneladas por dia.

No âmbito dos investimentos na rede de frio, o Secretário Regional destacou ainda a nova central de produção e armazenamento de gelo para o Porto de Pescas de Rabo de Peixe, que está em fase de execução, estando prevista a sua conclusão “no final do mês de outubro”.

Esta infraestrutura, que representa investimento de cerca de 420 mil euros, terá capacidade para a produção de 10 toneladas de gelo por dia e para o armazenamento de 20 toneladas.

“Estas obras de reforço das infraestruturas da rede de frio têm sido uma aposta do Governo dos Açores nesta legislatura e complementam outras obras”, afirmou Gui Menezes, apontando como exemplo o novo Entreposto Frigorífico das Velas, em S. Jorge, que estará concluído em outubro.

O Secretário Regional adiantou também que os concursos para a obra do Entreposto Frigorífico da Horta, no Faial, “está a ser finalizado”, bem como o segundo concurso para o Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores, sendo que os procedimentos e os projetos para os entrepostos frigoríficos de Vila do Porto, em Santa Maria, e da Madalena, no Pico, “estão em fase de conclusão”.

“Com estes investimentos, ainda durante esta legislatura, a Região vai ficar com toda a rede de frio modernizada e preparada para o futuro das exigências do setor da pesca”, frisou Gui Menezes.

O Secretário Regional considerou que as infraestruturas da rede de frio “têm contribuído, em muito, para a melhor conservação do pescado e também para a sua valorização”, como se comprova pelo aumento do preço médio do pescado que se tem registado nos Açores.

FONTE: GaCS/GM

27 de september, 2019 por Lotaçor