Notícias

Açores são a região do país com maior investimento aprovado na área do mar

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, nas Lajes das Flores, que, de acordo com o relatório recente da comissão nacional que monitoriza a utilização dos fundos europeus estruturais e de investimento na área do Mar (Investimento Territorial Integrado Mar, ITI Mar), um grupo de trabalho que acompanha os investimentos dos diversos programas operacionais, “os Açores são a região do país com maior investimento aprovado" nesta área.

Segundo aquele relatório, o investimento total elegível aprovado nas áreas do Mar nos diversos programas operacionais nacionais totaliza 1,1 mil milhões de euros, sendo que os Açores concentram 21% do total do investimento aprovado, o que corresponde a cerca de 240 milhões de euros.

“Temos vindo a realizar um esforço de infraestruturação no arquipélago, através de uma utilização inteligente dos fundos comunitários”, disse Gui Menezes, frisando que este “é um trabalho que está a dar frutos”.

O Secretário Regional falava na apresentação do projeto de requalificação e modernização do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores, cerimónia que contou com a presença do Presidente do Governo, Vasco Cordeiro.

Gui Menezes frisou que a requalificação e modernização daquela infraestrutura “é um compromisso do Governo com os pescadores florentinos e pretende melhorar as condições de trabalho dos pescadores e dos comerciantes de pescado” da ilha das Flores.

A empreitada de requalificação do Entreposto Frigorífico das Lajes das Flores representa um investimento de 472 mil euros, sendo que o concurso será lançado ainda durante esta semana, estimando-se que a sua execução arranque durante o último trimestre deste ano.

No âmbito do reforço da rede de frio na Região, Gui Menezes salientou que está a decorrer a obra de melhoramento e ampliação do Entreposto Frigorífico das Velas, em São Jorge, num investimento de mais de um milhão de euros, que deverá estar concluída em agosto.

Relativamente ao Entreposto Frigorífico da Horta, o governante adiantou que “o concurso será lançado durante os próximos dias, com execução durante 2020, num investimento superior a três milhões de euros”.

O Secretário Regional referiu ainda que foi adjudicada este mês uma nova central de produção e armazenamento de gelo para o Porto de Pescas de Rabo de Peixe, em São Miguel, num investimento de cerca de 350 mil euros, estando prevista a sua instalação durante o segundo trimestre deste ano.

Na sua intervenção, Gui Menezes destacou a importância de apostar na fileira do atum, que “tem ainda um grande potencial para crescer no arquipélago em valor”, estando, nesse sentido, a ser desenvolvido um trabalho com os parceiros do setor para a criação de um plano para a valorização desta espécie.

“Na prática, temos de avançar para um novo patamar que impulsione novas formas de tratar o nosso atum selvagem de elevada qualidade, através da formação dos nossos armadores e pescadores, para que o atum possa ser vendido em mercados de valor acrescentado, contribuindo para o aumento do rendimento do setor”, disse.

Gui Menezes anunciou ainda que “os atuneiros dos Açores, pela primeira vez, vão poder fazer pesca dirigida ao rabilho, a espécie de atum com mais valor no mercado”.

Neste sentido, afirmou que a partir de quinta-feira, 28 de março, e até meados de julho, “os pescadores açorianos dispõem de uma quota de 55 toneladas de rabilho, podendo ainda atingir mais 100 toneladas para esta espécie em capturas acessórias”.

“Este é o resultado do trabalho que o Governo dos Açores tem feito junto da Comissão Europeia e da ICCAT - Comissão Internacional para a Conservação dos Tunídeos do Atlântico na defesa da pesca sustentável de salto e vara que se pratica na Região”, frisou Gui Menezes.

Fonte da notícia e da foto: GaCS/GM

29 de march, 2019 por Lotaçor