O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia congratulou-se com a repartição da quota nacional dos ‘Beryxs’ (imperador e alfonsim) pelo continente e pelos Açores, salientando que “permite à Região gerir internamente a sua quota”.
Uma portaria publicada em Diário da República no dia 15 de maio estabelece uma chave de repartição da quota dos ‘Beryxs’ pela frota registada no continente e pela frota registada nos Açores, que passa a ter 85% da quota total nacional.
Gui Menezes frisou que esta medida vai permitir que “a quota atribuída à Região para esta espécie seja gerida de forma mais eficiente”, acrescentando que se segue agora a “elaboração de uma proposta de gestão da quota a nível regional e a discussão com o setor”, de modo a que seja possível retirar “o máximo rendimento deste recurso”.
O Secretário Regional frisou ainda que “os Açores são responsáveis pela gestão de 55% da quota europeia de ‘Beryxs’”.
A proposta de repartição de quota desta espécie entre o continente e os Açores tinha sido apresentada, no final de janeiro, pelo titular da pasta das Pescas à Ministra do Mar, numa reunião realizada em Lisboa.