O Subsecretário Regional das Pescas presidiu à sessão de encerramento do seminário “Valorização do Pescado dos Açores”, que se realizou em Ponta Delgada, numa parceria da ANFACO, do Departamento de Oceanografia e Pescas, do INOVA e da Lotaçor. Um evento de grande significado para o Governo Regional, “dada a pertinência dos temas abordados sobre a fileira das pescas, um dos sectores mais tradicionais da economia açoriana”.
Marcelo Pamplona anunciou já ter sido conseguido garantir a continuação do POSEIMA até 2020 e que no âmbito da sustentabilidade da pesca no Mar dos Açores o Governo Regional já propôs à Comissão Europeia o alargamento da atual zona de proteção de 100 milhas, substituindo-a por uma área marinha maior, com uma dimensão de 544 mil quilómetros quadrados, que permitirá proteger todos os bancos de pesca e montes submarinos que se encontram na Zona Económica Exclusiva dos Açores.
O governante realçou, por outro lado, a questão da sustentabilidade do setor das pescas, porque “o seu futuro depende da quantidade de peixe, que permita uma atividade extrativa que garanta o desenvolvimento económico e a manutenção de postos de trabalho”, a um nível adequado aos recursos existentes.
Marcelo Pamplona enalteceu o trabalho efetuado, a nível da gestão da pesca, com a União Europeia, na articulação e integração com as entidades comunitárias, para que a Região Açores possa aproveitar as oportunidades que apareçam neste novo ciclo da política comum de pescas.
O Subsecretário Regional das Pescas garantiu que o Executivo vai continuar a trabalhar para a defesa dos interesses do sector das pescas, para a sua inovação e diversificação, apostando na qualidade para a sua valorização.
GaCS/SME
10 de may, 2012 por Lotaçor