O Subsecretário Regional das Pescas considerou esta quinta-feira que o entreposto frigorífico das Flores, depois da requalificação a que foi sujeito ao longo do último ano, tem todas as condições para permitir uma melhor conservação, com qualidade, do pescado capturado pela frota local.
De acordo com Marcelo Pamplona, que visitou hoje aquela infraestrutura situada nas imediações do porto das Lajes das Flores, as obras ali levadas a cabo não só permitiram requalificar aquele entreposto como aumentar a sua capacidade.
Segundo indicou, a capacidade de congelação no entreposto mais ocidental do arquipélago passou de 20 para 30 toneladas/dia, enquanto a capacidade de armazenamento de congelados duplicou, situando-se agora nas seis toneladas.
Marcelo Pamplona revelou ainda que, no âmbito desta intervenção, foi feita também uma grande reparação no túnel de congelação e instalados junto ao entreposto três contentores frigoríficos com vista a facilitar o escoamento de pescado congelado para as ilhas onde existem conserveiras.
Sobre a reunião que manteve com a Associação de Pescadores Florentinos, o Subsecretário Regional das Pescas explicou que a mesma vem no seguimento da gestão de proximidade que o Governo Regional tem com as diversas associações representativas dos vários operadores do sector das pescas.
Neste caso concreto, precisou Marcelo Pamplona, o Governo quis ouvir o sector das pescas no sentido de se inteirar das questões que preocupam os pescadores locais, de forma a agilizar procedimentos e a melhorar o trabalho da frota de pesca.
Conforme indicou, o encontro permitiu articular o funcionamento da Lota, na parte da congelação do pescado, e preparar a safra do atum que vai começar brevemente na zona das Flores.
Foi analisada também a situação da frota de pesca nas Flores e das novas candidaturas à sua modernização e equipamento.
Em análise nesta reunião esteve também o apoio que o Governo Regional vai atribuir à Associação de Pescadores Florentinos no âmbito do melhoramento da sua sede, das viaturas que transportam o pescado e de alguns pequenos arranjos nas peixarias disponibilizadas à associação de pescadores.
GaCS/FG/SF
4 de may, 2012 por Lotaçor