O mar dos Açores encerra um tesouro que urge preservar! Um mar de águas límpidas, ilhas de uma natureza mágica, sem poluição que oferecem os mais variados alimentos.
Estamos num ponto em que precisamos de criar mais rendimento pescando menos e, para isso, torna-se determinante a valorização dos produtos da pesca.
O peixe capturado, produto selvagem, deve ser tratado e preparado como um produto gourmet e de alta qualidade.
O fomento de ações que visem promover o pescado e a sua expansão para novos mercados, geográficos ou de produto, são instrumentos decisivos na melhoria da capacidade concorrencial e competitiva do setor.
A procura de novos produtos ou de novas apresentações; a certificação geográfica ou cultural; a diversificação do consumo, promovendo as espécies menos pescadas, de baixo valor comercial mas com igual valor nutricional; a valorização da produção artesanal, dirigida para nichos de mercado, ou caracterizadores de formas culinárias tradicionais potenciam, pois, novas oportunidades e reforçam cadeias de valor.
A parceria LOTAÇOR, INOVA, DOP-UAç e ANFACO, organiza o Seminário “Valorização do Pescado dos Açores”.
Para além de representantes da fileira da pesca e das instituições referidas, contamos com um conjunto de outras organizações e peritos ligadas à Investigação, ao Turismo, à Educação e Formação Profissional, à Saúde, à Restauração ou à Hotelaria que, de forma indireta se relacionam com o setor da pesca e muito podem contribuir para a valorização do pescado: “ A excelência do mar dos Açores”.
O Seminário organiza-se em três dinâmicas diferentes: Mesas de Trabalho e Debate, ShowCooking e Informação diversa sobre assuntos relacionados com o tema que se procura desenvolver.
As Mesas de Trabalho e Debate reúnem quatro temas:
1) “Pescado: Aspetos Nutricionais e Saúde“ com três apresentações – “O Valor Nutricional do Pescado”, “Saúde e Bem-estar: Composição Química do Pescado” e “Composição de Ementas em Escolas e na Restauração Coletiva”.
2) “Pescado: Gastronomia e Turismo” com três apresentações – “Turismo: O Pescado Embaixador dos Açores”, “Criações com Atum dos Açores” e “O Peixe na Restauração: Processamento e Preparação Culinária”
3) “Pescado: Qualidade e Sustentabilidade” com três apresentações - "Pescado dos Açores - a sustentabilidade ambiental e o sabor natural do mar dos Açores à mesa do consumidor", “Manuseamento, Estiva, Transporte e Conservação” e “Novas Tecnologias Aplicadas ao Pescado” e
4) “Pescado: Promoção e Marketing” com três apresentações – “Ciências do consumo e Nutrição – Diagnóstico Prospetivo”, “Campanhas de Sensibilização para Consumo do Pescado” e “Melhoria das Estratégias de Distribuição e Comercialização”.
Haverá um Debate em “Mesa Redonda” com representantes da Fileira da Pesca dos Açores - “DO MAR AO PRATO”, onde se procura discutir orientações para a Valorização dos Produtos da Pesca dos Açores e fazer um Diagnóstico Prospetivo para o Sector da Pesca na Região.
Os ShowCooking, da responsabilidade da AHRESP e das Escolas Profissionais (das Capelas e Hotelaria e Turismo de Ponta Delgada) pretendem em breves apresentações de confeção culinária, apresentar pratos e informação de interesse sobre o peixe. O objetivo é também diversificar o consumo e valorizar espécies menos pescadas, mas de igual valor nutricional.
Nos “Balcões de Informação” estará disponível informação institucional, técnica e científica sobre o tema: Valorização do Pescado.
Mais informações,
aqui.
3 de may, 2012 por Lotaçor