Cerca de 30,2 milhões de euros é quanto o Governo Regional se propõe investir no sector das pescas, no âmbito do Plano Regional Anual para o próximo ano.
A informação foi avançada hoje na Horta pelo Subsecretário Regional das Pescas, no final de uma audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores sobre as propostas de Plano Regional Anual e do Orçamento para 2012.
De acordo com o governante, o investimento governamental irá incidir sobretudo nas infraestruturas portuárias, na modernização da frota, nos produtos da pesca, nomeadamente na área da transformação, e na investigação científica.
Entre outras obras, Marcelo Pamplona indicou a requalificação da rede de frio regional, com a construção de três entrepostos em Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e na Ribeira Quente, na ilha de São Miguel.
O Subsecretário Regional das Pescas destacou também, pela sua dimensão, a obra de ampliação do porto de pesca de Rabo de Peixe, que em sua opinião irá prover “aquela zona costeira e aquela comunidade piscatória com uma infraestrutura que potenciará o seu desenvolvimento social e económico”.
As verbas alocadas ao sector das pescas no âmbito do Plano Regional para 2012 têm como principais destinatários os projectos relativos às infraestruturas portuárias (14,6 milhões de euros), Programa Regional de desenvolvimento do Sector das Pescas (6,2 milhões de euros), frota (5 milhões de euros) e produtos da pesca (3 milhões de euros).
GaCS/FG
10 de november, 2011 por Lotaçor