O Subsecretário Regional das Pescas exortou hoje, na Freguesia da Ribeira Quente, os pescadores açorianos a promoverem o associativismo como forma de melhorarem as actividades de comercialização e de rentabilização das suas capturas no arquipélago.
No encerramento da Semana do Pescador, a que presidiu, Marcelo Pamplona reconheceu que os profissionais da pesca nos Açores, são extremamente bons no desempenho das suas funções, mas admitiu a necessidade dos homens do mar se organizarem colectivamente, quando chegam a terra, para valorizarem os produtos capturados.
Na opinião daquele governante, a pesca é um sector de fundamental importância para o desenvolvimento económico da Região Autónoma, mas advogou que a profissão de pescador precisa de ser ainda mais valorizada nas ilhas, do ponto de vista económico, assim como carreira profissional.
Marcelo Pamplona disse que o Governo Regional acompanha com a maior satisfação e empenho o dinamismo das associações da pesca existentes no arquipélago e a realização daquele encontro anual que debate com os pescadores de todas as ilhas, as formas de melhorarem a actividade piscatória no mar da Região.
GaCS/CM
2 de june, 2011 por Lotaçor