Em relação a afirmações divulgadas ontem na comunicação social, sobre a lota do Corvo, vem o Gabinete do Subsecretário Regional das Pescas esclarecer o seguinte:
1 - É falso que as capacidades de refrigeração da nova lota sejam inferiores à anterior. Pelo contrário a capacidade de armazenagem de congelados praticamente duplicou, tendo passado de duas câmaras com um total de 40 m3 de volume, para 3 câmaras com capacidade de 75 m3. Também a capacidade de armazenagem de refrigerados aumentou 50%, tendo passado de uma câmara com 30 m3 de volume para 2 câmaras com capacidade de 47 m3 .
Assim a nova lota permitiu aumentar a capacidade de armazenamento de peixe congelado de 16 toneladas para 30 toneladas, bem como a capacidade de refrigeração de peixe das 3 toneladas para as 4,5 toneladas.
No que respeita aos equipamentos de fornecimento de gelo também a capacidade duplicou, tendo-se passado de uma máquina com capacidade de produção de 2 toneladas por dia, para 2 máquinas que produzem 4 toneladas por dia.
2 - A casa das máquinas da nova lota sempre esteve programada, desde o inicio da obra, para ser instalada no topo do edifício, em estrutura especial com ventilação apropriada, dado que as normas para a instalação daqueles equipamentos mecânicos e eléctricos de apoio ao funcionamento do seu entreposto de frio obrigam a que não estejam dentro do edifico, por ser um local onde se manueseia pescado destinado ao consumo humano.
3 – A nova lota não só aumenta substancialmente a capacidade de armazenamento de pescado congelado e refrigerado, como representa um salto qualitativo nas condições de apoio ao sector das pescas da ilha do Corvo.
17 de september, 2010 por Lotaçor