O subsecretário regional das Pescas presidiu, hoje, à cerimónia de lançamento da primeira pedra das obras de remodelação e ampliação do porto de pesca da Manhenha, na ilha do Pico.
Trata-se de um investimento de 325 mil euros que inclui o prolongamento do cais para 20 metros e a criação de uma plataforma para estacionamento de embarcações com 220 metros quadrados.
Falando na ocasião, Marcelo Pamplona salientou que a intervenção é uma mais-valia para os pescadores que utilizam aquele porto e lembrou o esforço de investimento do Governo Regional, ao longo dos últimos 12 anos, na reforma de toda a rede regional de portos, bem como em todas as infra-estruturas públicas de apoio ao sector marítimo regional.
O governante anunciou que ao longo da presente legislatura o executivo presidido por Carlos César vai continuar a investir em melhores condições para a actividade piscatória, o que, no caso do Pico, se materializará em mais casas de aprestos e mais equipamentos de gelo e de frio, para além da continuidade do apoio à modernização da frota pesqueira.
Sobre este último aspecto, revelou que os sistemas de incentivos públicos permitiram, nos últimos quatro anos, no Pico, a construção de 30 novas embarcações e a modernização de 82 outras, estando previsto, para esta legislatura, a construção de mais 32 barcos de pesca.
Marcelo Pamplona defendeu, por outro lado, a necessidade de os pescadores, de forma colectiva, entrarem no circuito de comercialização do pescado, de forma a introduzir mais-valias económicas para as famílias que vivem do sector.
O subsecretário regional das Pescas defendeu, ainda, a necessidade de subordinar a actividade piscatória à situação dos mananciais pesqueiros e elogiou o papel, nessa área, da parceria do Governo com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores que permite uma boa gestão dos recursos e defender os interesses açorianos, em matéria de pescas, junto da União Europeia.
6 de may, 2009 por Lotaçor