Os armadores da pesca do local de Santo Amaro, na ilha do Pico, dispõem desde hoje de uma grua de 10 toneladas, que representou um investimento do Governo Regional dos Açores da ordem dos 100 mil euros.
Na cerimónia destinada a assinalar a entrada em funcionamento do novo equipamento, o subsecretário regional das Pescas referiu que a grua vai permitir a “varagem e alagem de embarcações, assegurando uma maior autonomia na actividade da construção naval em prol do desenvolvimento da frota de pesca dos Açores”.
Segundo Marcelo Pamplona, a “nova grua está colocada num local que permite proporcionar uma melhoria nos serviços de apoio dos próprios pescadores e a toda a comunidade marítima de Santo Amaro” e “apoiar a outras embarcações que possam em caso de terem alguma avaria poderem rapidamente arribarem ao porto de pesca de Santo Amaro”.
O governante referiu-se, ainda, ao facto de nesta legislatura o Governo Regional já ter feito intervenções em cerca de 24 portos de pesca dos Açores, o que significa que se melhorou as condições de trabalho dos profissionais do sector, com a construção de casas de aprestos, instalação de gruas e guinchos, e com a colocação de equipamentos de gelo e frio.
“À medida que o Governo vai melhorando as condições de trabalho nos portos de pesca, os armadores acabam por aderir e começam a investir em melhores embarcações”, acrescentou Marcelo Pamplona.
No por de Santo Amaro foram instaladas, também, uma nova máquina de produção de gelo e um equipamento de refrigeração.
Foi assinado, também, o auto de consignação da obra de construção de mais duas casas de aprestos por forma a dotar todos os armadores do porto com uma casa de apoio à sua actividade.
GaCS/AP/LC
14 de february, 2008 por Lotaçor