O subsecretário regional das Pescas presidiu hoje à cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento na Cooperativa Porto de Abrigo, em Ponta Delgada, dos equipamentos que constituem a Estação Costeira dos Açores.
Marcelo Pamplona considerou que a entrada em funcionamento da nova infra-estrutura de apoio aos pescadores, que permite a cobertura via rádio VHF de toda a Região Autónoma dos Açores, "representa um marco para a melhoria das condições de segurança e de gestão de capturas".
Assume especial relevância que os profissionais da pesca entendam a importância com que se reveste a presença das comunicações a bordo das embarcações, visto que, na maior parte das vezes, o transreceptor é o único meio de contacto com o mundo exterior, considerou o governante.
Marcelo Pamplona salientou, ainda, o facto de o Governo Regional ter financiado integralmente este investimento da Porto de Abrigo por considerar o interesse colectivo em causa e o contributo da estação para o desenvolvimento geral do sector.
Áreas como a formação profissional vão manter-se na primeira linha das apostas do Executivo, "mas a prioridade do Governo Regional no que à segurança diz respeito será sempre colocada na área da prevenção, através da formação, já que pensar-se nas causas dos acidentes sem promover acções que expliquem o que poderá provocá-los, não será a aposta correcta para os evitar", acrescentou.
Paralelamente à cerimónia, decorreu a assinatura de um protocolo de cooperação técnico-financeira entre a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Cooperativa Porto de Abrigo, no valor de 80 mil euros, destinado a apoiar a realização da cobertura de todo o arquipélago pela Estação Costeira, à realização de acções de formação sobre segurança no mar e à instalação da rede informática de apoio à actividade associativa.
GaCS/AP/LC
11 de february, 2008 por Lotaçor