O subsecretário regional das Pescas garantiu a disponibilidade do executivo para apoiar novos projectos da Organização de Produtores da Pesca "Porto de Abrigo" apresentados, hoje, numa audiência, em Ponta Delgada, com o presidente do Governo dos Açores.
Marcelo Pamplona, que participou no encontro de Carlos César com os dirigentes da "Porto de Abrigo" recentemente eleitos para um mandato de três anos, referiu-se, em concreto, aos projectos de alargamento da área e cobertura da estação da cooperativa para comunicações com os pesqueiros e à construção de duas novas embarcações para a captura de peixe-espada preto.
A estação da "Porto de Abrigo" garante, actualmente, uma cobertura de 50 milhas em torno da de S. Miguel e em parte da zona costeira de Santa Maria, pretendendo-se, através da instalação de retransmissores nesta ultima ilha, na Terceira, Faial e Flores, alargar os serviços prestados a todo o arquipélago.
Marcelo Pamplona disse que o Governo está disponível para apoiar o projecto, mas adiantou ser necessário apurar a possibilidade de aproveitamento de serviços já existentes.
Sobre a compra de duas embarcações para a pesca de peixe-espada preto, um projecto com apoios da União Europeia e da Região, aplaudiu a iniciativa, alegando que abre a possibilidade de assegurar formação para pescarias de uma espécie pouco explorada nos mares açorianos.
Na audiência com o presidente do Governo, a "Porto de Abrigo" apresentou, também, um estudo prévio para a construção na ilha de S. Miguel de um entreposto frigorífico destinado a receber espécies com dificuldades de comercialização.
Entre as espécies em causa estão os pequenos pelágicos - chicharro, cavala e sardinha.
O subsecretário regional das Pescas manifestou-se, também, favorável a esta iniciativa, considerando motivo de satisfação a entrada dos pescadores na actividade da comercialização do pescado.
GaCS/AP
19 de july, 2007 por Lotaçor