O subsecretário regional das Pescas, Marcelo Pamplona, congratulou quinta-feira as associações do sector piscatório da Região pelo “papel cada vez mais interventivo e relevante que têm desempenhado na defesa dos interesses da pesca”.
Marcelo Pamplona, que falava na sessão de encerramento da VIII Semana do Pescador, iniciada terça-feira nas Flores, adiantou ainda que a organização daquele evento no Grupo Ocidental, com a particularidade de ter juntado pescadores de todas as ilhas, representa o “início de uma nova era no sector das pescas regional”.
Segundo referiu, hoje em dia, nos Açores, “todos os assuntos do sector das pescas são debatidos com os pescadores e com os cientistas, ao contrário do que acontecia no passado”, do que resulta que “toda a gestão do sector é feita com base nos pescadores e para os pescadores”.
Lembrou, a propósito, que Governo Regional “tem sempre chamado à mesa das negociações” as associações representativas do sector e os próprios pescadores para debater assuntos que dizem respeito ao “estabelecimento de eventuais acordos de pesca com outras regiões, à política a defender junto da União Europeia ou à própria política regional a desenvolver para o sector”.
O governante aproveitou, ainda, a ocasião para expressar uma palavra de apreço ao “papel fulcral desempenhado pelas mulheres na pesca”, o qual – disse – “não se cinge, nos nossos dias, a um papel de mero apoio à família, mas também se alarga à parte organizativa de todo o agregado familiar”.
GaCS/FG/LC
1 de june, 2007 por Lotaçor