O presidente do Governo Regional, Carlos César, preside, domingo, à cerimonia de lançamento da primeira pedra da empreitada de ampliação do Porto de Pescas de Vila Franca do Campo, um empreendimento orçado em 9,1 milhões de euros, incluindo os trabalhos de fiscalização.
Adjudicadas ao consórcio Conduril, Construtora Duriense, SA/ Marques SA, as obras incluem a construção de um molhe de abrigo de 500 metros de comprimento e de um cais que proporcionará 350 metros de zona acostável. Compreendem, também, a implantação de um terrapleno de nove mil metros quadrados, para instalação de três oficinas de reparação naval e infra-estruturas de apoio à actividade marítima, e a colocação de um passadiço flutuante com 60 metros de comprimento, destinado a pequenas embarcações.
A construção de um fosso para implantação de um pórtico de varagem com capacidade para 70 toneladas e a instalação de uma grua de 15 toneladas – destinada à movimentação de embarcações no porto ou para eventuais situações de socorro a barcos de passagem – são outras das intervenções previstas.
A empreitada, cuja fiscalização está a cargo da empresa Gabinete 118, inclui, ainda, a reparação da rampa varadouro, mediante a sua transferência para Sul (cerca de 20 metros), operação que permitirá criar o espaço necessário à deslocação das embarcações para a zona de estacionamento.
O Porto de Pescas de Vila Franca do Campo é um dos mais movimentados dos Açores e a sua operacionalidade ficou prejudicada pela implantação de uma marina nas imediações.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra do empreendimento está prevista para as 14 horas, participando, posteriormente, o presidente do Governo na tradicional Procissão de São Pedro Gonçalves, patrono dos pescadores.
GaCS/AP
17 de april, 2007 por Lotaçor