Notícias

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MAR VISITOU A LOTA DE PONTA DELGADA

O Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, visitou no dia 20 a Lota de Ponta Delgada.

O Governante, que estava acompanhado da sua Chefe de Gabinete, Sónia Camisa e do Diretor Regional das Políticas Marítimas, Mário Pinho, percorreu o interior das instalações demoradamente, sendo informado de todas as etapas por que passa o pescado fresco, desde a receção, passando pela pesagem, pela conservação em gelo e pelo leilão, até à entrega ao respetivo comprador. As perguntas do Secretário de Estado e o diálogo que se manteve ao longo de todo o evento mostraram bem o interesse e conhecimento que tem, não só do sector, mas como da importância da Lotaçor na economia do mar nos Açores.

Antes da Lota, José Maria Costa esteve a bordo de um atuneiro da frota regional onde pôde observar todas as condições de vida e de trabalho a bordo dos nossos pescadores, tendo-se estabelecido uma animada e esclarecedora conversa com o seu Mestre.

Esta visita seguiu-se a uma audiência com o Presidente do Governo dos Açores, ocorrida no dia anterior, em que José Manuel Bolieiro salientou a “convergência de entendimento” com o Secretário de Estado a propósito da “importância da economia do mar quanto ao presente e ao futuro de Portugal e dos Açores”.

Refira-se ainda que, durante uma recente visita à Lota de Ponta Delgada, o Presidente do Governo afirmou que “A Lotaçor é um ativo do nosso Setor Público Empresarial Regional, da economia azul e da fileira das pescas” e que  é necessário promover na economia azul um “desenvolvimento sustentável”, assente “não na quantidade, mas na qualidade e na excelência” e no “aumento do valor acrescentando”, o que irá permitir um “rendimento justo” a toda a fileira, sempre com a promoção do “objetivo de preservação e conservação” da biodiversidade.

O Conselho de Administração regista com agrado e agradece a visita do Secretário de Estado, também marcada pela sua cordialidade.

21 de july, 2022 por Lotaçor