Notícias

LOTAÇOR E EXPOLAB SENSIBILIZAM JOVENS PARA A SUSTENTABILIDADE DOS OCEANOS E DOS RECURSOS MARINHOS

Cerca de 15 alunos da Escola Secundária da Lagoa e da Escola Básica e Integrada da Lagoa, participaram numa ação de sensibilização, da responsabilidade da LOTAÇOR e do EXPOLAB, sobre sustentabilidade dos Oceanos e dos Recursos Marinhos.

Na iniciativa participaram alunos dos Clubes de Ciência e foi organizada no âmbito do projeto nacional “ALIMAR – Ação Lixo Marinho!”.

Apoiado pelo programa Fundo Azul do Ministério do Mar, o projeto visa a promoção de uma maior consciencialização do público em geral e escolar, para a problemática e impacto do lixo no Oceano, em particular do plástico, através de ações de ciência cidadã e civismo ambiental.

Na sua apresentação, a LOTAÇOR desenvolveu temas como a sustentabilidade da pesca, o respeito pelos Tamanhos Mínimos de Captura e Períodos de Defeso, a importância de diversificar o consumo de pescado e as várias iniciativas de responsabilidade ambiental em que está envolvida e que perspetiva implementar, particularmente iniciativas relacionadas com o combate ao Lixo Marinho.

Inserido na estratégia da LOTAÇOR, visa sensibilizar instituições ligadas ao ensino, para temáticas relacionadas com o consumo sustentável.

A iniciativa tem uma vertente de responsabilidade ambiental e social, procurando “aproximar os jovens ao mar”.

Para a LOTAÇOR é determinante apostar na formação e sensibilização dos mais novos, só assim teremos uma próxima geração que respeite a sustentabilidade dos Oceanos e dos seus recursos.

Perto de 13 Milhões de toneladas de Plástico são lançadas ao mar todos os anos! Os Oceanos, “são vítimas” não só de uma exploração excessiva, mas também, por servirem como depósito de resíduos dos Seres Humanos. Estamos a plastificar o Oceano!

A LOTAÇOR pretende participar na sensibilização da Sociedade Civil para o problema da poluição dos Oceanos. Este alerta constitui uma preocupação para a LOTAÇOR e assume particular interesse para uma região como os Açores.

A LOTAÇOR quer ser proativa, um exemplo na luta contra o lixo marinho e ensaiar mecanismos que permitam reduzir o plástico no mar.

9 de march, 2021 por Lotaçor