Notícias

A LOTAÇOR - 40 ANOS A SERVIR O SECTOR

Deixamos aqui o testemunho de um dos cinco trabalhadores ainda no ativo, que estavam ao serviço da Lotaçor no dia 8 de julho de 1981.

A Lotaçor - 40 anos a crescer servindo o sector.

A Lotaçor tem por objeto a realização de todas as operações relativas à primeira venda do pescado e respetivo controlo, gestão e administração das lotas, portos e núcleos de pesca, bem como a exploração das instalações e dos equipamentos frigoríficos destinados à congelação, conservação, distribuição e comercialização do pescado na Região Autónoma dos Açores, assegurando assim a prestação de um serviço público essencial.

Criada a partir do Decreto Legislativo Regional nº 10/81 A, de 8 de julho, da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, a Lotaçor teve como desafio inicial, assegurar a transferência dos serviços até então pertencentes à Secretaria de Estado das Pescas, adaptando-os à realidade dos Açores. Do seu quadro de pessoal inicial, fizeram parte a maioria dos trabalhadores oriundos dos serviços e delegações da, até então, Secretaria de Estado das Pescas, muitos deles oriundos de comunidades piscatórias - homens e mulheres que com a sua experiência e extrema dedicação, tornaram possível que, sem grandes sobressaltos, se iniciasse a atividade da Lotaçor.

À luz da sua atividade principal, e logo nesse nascente momento de regeneração, começaram a ser construídas de raiz infraestruturas em quase todas as ilhas da Região, procurando dar condições para que o leilão do pescado fosse transacionado nas 52 lotas que existiam, dentro de parâmetros até então não utilizados na Região.

A utilização de balanças modernas, e de caixas de acondicionamento de pescado, e a elaboração de documentação própria para armadores e compradores, foram aspetos determinantes para que um novo ciclo se iniciasse. Paralelamente, e a nível administrativo, foi dado início a todo o processo de levantamento da frota registada na RAA, bem como a criação do ficheiro de compradores de pescado. É também nesta data que se iniciam as primeiras exportações do pescado oriundo dos mares dos Açores, com destino aos mercados exteriores - valorizando-se desde logo a sua qualidade como produto de excelência.

Na sequência do seu crescimento, nascem os primeiros entrepostos frigoríficos em algumas ilhas - infraestruturas consideradas essenciais no tratamento e na conservação do pescado, com destaque para a congelação e conservação de tunídeos destinados à indústria conserveira. O Entreposto Frigorífico da Madalena do Pico (maio de 1988), foi considerado, à data, o que de melhor se construía a nível mundial, tendo outros de igual finalidade seguindo-lhe o mesmo preceito e padrão.

Mas é no início da década de 90 que a Lotaçor dá um grande passo, com o começo dos leilões informatizados, aplicando assim a tecnologia adotada em algumas lotas do continente português e europeu. As lotas de Ponta Delgada e Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel e Praia da Vitória e São Mateus da Calheta na Ilha Terceira e, posteriormente, Santa Cruz da Horta, na ilha do Faial, ficam assim, totalmente informatizadas, permitindo uma integração dos dados das vendas do pescado no sistema informático central. Mais uma vez, destacam-se com muita consideração, todos os colegas que, a operar nas lotas, sem qualquer experiência nas lides informáticas, conseguiram de uma forma brilhante levar este projeto a bom porto.

A evolução dos meios tecnológicos na Lotaçor continuou até aos nossos dias, e hoje abrange todos os serviços da Empresa. Volvidos 40 anos da sua existência, e em dia de aniversário, orgulhamo-nos da dignidade e do brio num trabalho que, honrosamente, fez da Lotaçor uma empresa que utiliza tecnologia de ponta em todas as suas áreas, com um sistema de tratamento de dados reconhecido internacionalmente.

Paralelamente ao seu desenvolvimento tecnológico, outros campos e operações merecem especial destaque, tais como as ações no controlo de qualidade dos nossos serviços nas áreas da exploração - que dotaram a maioria dos nossos serviços/instalações de certificação decorrente de metodologias assertivas e formativas levadas a cabo por diversos setores da Empresa.

Neste 40º aniversário da Lotaçor, não podemos deixar de expressar o nosso sentimento de gratidão e saudade por todos aqueles que já não se encontram entre nós, ou que passaram à situação de reforma. Estendemos, também, seguros agradecimentos a todos os armadores, pescadores e compradores, pela colaboração no crescimento e atividade da nossa Empresa.

Parabéns à Lotaçor pelo seu 40º aniversário.

Fernando Leite

Ponta Delgada, 8 de julho de 2021.

8 de july, 2021 por Lotaçor