Notícias

ALERTA- Tentativas de fraudes e burlas online

Caros clientes, fornecedores e colaboradores, como tem sido noticiado na comunicação social, constata-se um fenómeno a nível global de um aumento significativo das fraudes e burlas online.

 

Muitas dessas fraudes e burlas online aproveitaram-se precisamente do confinamento, do teletrabalho e do comércio digital para proliferarem.

 

Em Portugal, só até ao início de dezembro as burlas informáticas e nas comunicações cresceram cerca de 20%, face a todo o ano de 2019.

 

É neste sentido, que vimos por esta via alertar para os seguintes cuidados a ter para evitar o risco de serem alvo das mesmas:

 

- altere com frequência as suas palavras-chave;

 

- atualize regularmente o antivírus do computador. Não há defesas 100% eficazes para software maligno, mas correr regularmente o antivírus e o anti-spyware e ter uma firewall ativada impedem algumas ameaças;

 

- não aceda a sites através de links enviados em e-mails, como newsletters. Evite também fazê-lo a partir dos Favoritos, do Histórico ou de resultados apresentados em motores de busca. O ideal é digitar sempre o endereço na barra do browser;

 

- não abra anexos de mensagens não solicitadas, mesmo que pareçam enviadas por conhecidos (o computador ou a conta de um amigo que estejam comprometidos podem disparar e-mails malignos; desconfie se parecer que a mensagem foi enviada para toda a lista de endereços dessa pessoa);

 

- desconfie de mensagens com endereços estranhos ou português incorreto;

 

- nunca insira dados pessoais em páginas que não garantam uma ligação segura, isto é, que não comecem por "https://";

 

- termine sempre as sessões quando aceder aos website do seu banco;

 

​Acrescentamos que, por se verificarem recentemente tentativas de obtenção ilícitas, solicitamos a V/ máxima atenção, no sentido de não facultarem por email quaisquer informações pessoais, do foro comercial, contabilístico e bancário, sempre que venham por endereços desconhecidos ou com português incorreto. Agradecemos que, em caso de dúvida, tomem a liberdade de, previamente, nos contactarem telefonicamente para confirmação.  

 

Todo o cuidado é pouco. Protejam-se!

22 de january, 2021 por Lotaçor