Notícias

INAUGURADA NOVA MÁQUINA DE PRODUÇÃO DE GELO NO PORTO DE PESCAS DE RABO DE PEIXE

Foi inaugurada no passado dia 14 de fevereiro, por Sua Exª o Presidente do Governo Regional, uma nova central de fabrico e armazenagem de gelo no porto de pescas de Rabo de Peixe. A cerimónia contou com a presença do Conselho de Administração e diversos quadros da Lotaçor, do Diretor Regional das Pescas e de outras entidades, pescadores e armadores.

A obra adjudicada pela Lotaçor pelo valor de 352.720,00€, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e constou do fornecimento e montagem de uma central de produção e distribuição de gelo em escama e respetivo silo de armazenagem, bem como dos trabalhos de construção civil necessários à montagem, alimentação de eletricidade e água.

O equipamento é constituído por dois circuitos frigoríficos independentes com a capacidade nominal de 5.000 kg/24 horas, totalizando uma capacidade de produção diária de 10.000 kg e 20.000 kg de armazenagem. A pesagem do gelo é feita por um sistema automático que alimenta duas mangas de fornecimento, uma em terra e outra diretamente para as embarcações no mar, junto ao cais. A montagem do equipamento foi feita no interior de um pavilhão construído em alvenaria de blocos de betão, suportado por estruturas de betão e ferro com cintas de travamento, sendo a cobertura constituída por uma laje aligeirada em pré-esforço. A empresa adjudicatária da obra providenciou uma ação de formação profissional e técnica a 2 operadores para utilização, operacionalidade e manutenção do equipamento.

Esta obra veio colmatar uma lacuna existente naquele que é o segundo maior porto de pescas da Região, substituindo um equipamento que já tinha mais de trinta anos de funcionamento e bons serviços prestados, mas que se encontrava já em fim de vida útil.

O porto de pescas de Rabo de Peixe, bem como todos os armadores, pescadores e compradores que o utilizam, passa agora a dispor de gelo em quantidade e qualidade necessárias para a boa conservação do pescado descarregado, o que sem dúvida contribuirá para um aumento do preço médio e dos rendimentos do seu trabalho.

18 de february, 2020 por Lotaçor