Notícias

GOVERNO DOS AÇORES ADJUDICA REQUALIFICAÇÃO DO ENTREPOSTO FRIGORÍFICO DA HORTA

O Governo dos Açores, através da Lotaçor, adjudicou a empreitada de requalificação do Entreposto Frigorífico da Horta ao consórcio AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A. e AFAVIAS – Engenharia e Construções Açores, S.A. pelo valor de cerca de 3,4 milhões de euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.

A obra, que tem o prazo de execução de 14 meses, deve arrancar durante o primeiro trimestre do próximo ano, após cumpridos os procedimentos contratuais necessários e o visto prévio do Tribunal de Contas.

Para além das valências de congelação e armazenamento de pescado, esta infraestrutura vai contar também com uma área de 120 m2 para o processamento e transformação de pescado fresco e com um espaço que servirá de sede à Associação de Produtores de Atum e Similares do Açores (APASA).

O Entreposto Frigorífico da Horta ficará dotado com duas câmaras de conservação de congelados com capacidade de 500 toneladas, dois tanques de salmoura para congelação com capacidade para 20 toneladas por ciclo, dois túneis de congelação com capacidade para 20 toneladas por ciclo e uma câmara de conservação polivalente com capacidade de 20 toneladas, além de uma sala de comando e uma nova zona técnica, sendo também modernizados vários equipamentos.

Esta infraestrutura pretende dar resposta não só às necessidades da frota da ilha do Faial, mas também a embarcações de outras ilhas que optam por descarregar o seu pescado no Núcleo de Pescas do Porto da Horta.

O projeto de requalificação contou com os contributos das associações de produtores, compradores, comerciantes e exportadores de pescado da ilha do Faial, inserindo-se esta obra na estratégia do Governo dos Açores de reforço e melhoria da rede de frio da Região.

Fonte: GaCS/GM

16 de dezembro, 2019 por Lotaçor