Notícias

Obra de requalificação do entreposto frigorifico das Velas, em São Jorge, arrancou hoje, avança Gui Menezes

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia adiantou que a empreitada de melhoramento e ampliação do Entreposto Frigorífico das Velas, em São Jorge, arrancou esta quarta feira, 1 de agosto, salientando que representa um investimento de cerca de um milhão de euros.
Segundo Gui Menezes, os trabalhos visam “melhorar a capacidade industrial do Entreposto Frigorífico, por forma a contribuir para a boa conservação do pescado capturado na ilha de São Jorge e, consequentemente, para a sua valorização”.
O Secretário Regional salientou ainda a importância desta empreitada no sentido de “melhorar as condições” desta infraestrutura “ao nível da congelação e da rede de refrigeração”, acrescentando que com as obras de melhoria e ampliação do Entreposto Frigorífico das Velas “o Governo dos Açores cumpre o compromisso que assumiu com os pescadores jorgenses”.
A empreitada foi adjudicada pela Lotaçor à empresa Tecnovia-Açores, com um prazo de execução de 365 dias, sendo que a fiscalização e coordenação de segurança da obra está a cargo da empresa RC Consultores.
Recorde-se que esta obra estava dependente do visto prévio do Tribunal de Contas, que apenas foi dado no final do mês de junho.
O Entreposto Frigorífico das Velas passará a ter uma câmara de conservação de congelados com capacidade de 40 toneladas, uma câmara de conservação de refrigerados com capacidade de 25 toneladas, um túnel de congelação com capacidade para 10 toneladas por ciclo e uma zona climatizada para preparação e transformação de pescado com uma área de 40 m2.
A obra prevê ainda a ampliação do atual edifício com a construção de um novo piso, com uma área superior a 100 m2, para a colocação de toda a estrutura administrativa de apoio à laboração da instalação.
Fonte: GaCS/GM

2 de august, 2018 por GaCS