O Governo Regional dos Açores participou, este mês, em treinos de ciberdefesa promovidos pelo Exército português, no âmbito do exercício CIBER PERSEU 2023.
Esta foi a segunda participação do Governo Regional no exercício CIBER PERSEU.
O exercício tem como objetivo principal exercitar o processo de tomada de decisão, a fim de garantir uma resposta coordenada face a um ciberataque, exercitar a ciberdefesa a nível tático, de forma a contribuir para a superioridade da informação e garantir a continuidade das operações, validar as técnicas, táticas e procedimentos na área da ciberdefesa, e promover a partilha de conhecimento técnico com forças militares estrangeiras e outras entidades nacionais militares e civis no domínio do ciberespaço.
O CIBER PERSEU 2023 teve a participação, no local, de cerca de 90 participantes de várias entidades, onde além das Forças Armadas nacionais, das Forças e Serviços de Segurança e de um largo espetro de entidades da comunidade civil, comunidade académica, sectores público e privado e da base industrial da Defesa, contou com delegações de 13 países (Angola, Argélia, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Egito, Geórgia, Marrocos, Roménia, Espanha, Tunísia, Reino Unido e Estados Unidos da América).
O Governo Regional dos Açores participou através de uma equipa multidisciplinar, composta por 30 elementos da Presidência do Governo, da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, da Direção Regional das Comunicações e da Transição Digital – DRCTD, do Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas - IAMA e da Lotaçor - Serviço de Lotas dos Açores, S.A.
A participação neste exercício alinha-se com o compromisso do Governo dos Açores de permanecer na vanguarda da preparação para a segurança cibernética, capacitando as suas equipas para responder, de forma eficaz, a vários tipos de incidentes de cibersegurança, e garantindo que a Região permanece resiliente face às ameaças, assim como promover colaborações e cooperações dentro da comunidade de segurança cibernética.
Exemplos deste compromisso com a Segurança Cibernética são o investimento na execução do Projeto Azores 360 - dois milhões de euros, por via do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) -, que visa dotar a Região de um ‘Security Operations Center’ (SOC) e a formação de uma equipa de ‘Computer Security Incident Response Team’ (CSIRT), entre outros.
O Governo dos Açores participou, no Exercício CIBER PERSEU, na missão MS04 – ciberataque ao sector público e privado, uma missão de caracter eminentemente processual e procedimental.
O CIBER PERSEU, da responsabilidade do Comando das Forças Terrestres e pela Direção de Comunicações e Sistemas de Informação do Exército, realizou a sua 12.ª Edição, tendo sido criado em 2012 com o objetivo de treinar e avaliar a capacidade de resposta face à ocorrência de ciberataques, de âmbito nacional e internacional, que poderão escalar, para uma crise, de nível elevado, no ciberespaço.
Este exercício permite, deste modo, treinar procedimentos, técnicas e táticas de segurança e defesa no ciberespaço e incrementar os mecanismos de cooperação entre as entidades, nacionais e internacionais, relevantes para a segurança Global do ciberespaço.
Link para Vídeo do CIBER PERSEU 2023 - https://youtu.be/gCoNWWbP4Zg?si=krW_qT6sPDBCDprF