O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, visitou hoje, no arranque da visita estatutária ao Pico, a obra de requalificação do entreposto da Madalena, um investimento superior a 8,5 milhões de euros que vai potenciar a economia produtiva ligada ao mar.
Entrepostos “com a qualidade” como aquela que o da Madalena ficará são fundamentais para manter a “boa tradição” picoense e açoriana referente à indústria conserveira, em particular do atum, lembra José Manuel Bolieiro.
“Estamos a capacitar para a indústria e os armadores condições que mantém o valor do pescado quando forem para a sua laboração em conserva. Este Governo apostou na valorização, para além das pessoas, da economia produtiva”, assinalou o Presidente do Governo, que visitou o espaço acompanhado com o Secretário Regional com a tutela do Mar e Pescas, Manuel São João.
A estrutura do edifício apresentava sinais evidentes de degradação e os equipamentos sinais de desgaste devido à utilização intensiva a que estão sujeitos, tendo acarretado encargos elevados com manutenções e reparações - a não realização de uma intervenção de maior escala no entreposto poderia, a breve prazo, originar problemas graves em termos operacionais e de segurança, com consequências graves para a fileira do pescado da Região.
A consignação da empreitada ocorreu em junho de 2022, devendo o entreposto “operar na plenitude” até final deste ano.
O Governo dos Açores iniciou hoje uma visita estatutária de três dias ao Pico – da agenda de trabalhos encontram-se várias visitas, encontros com os autarcas dos três concelhos da ilha, uma reunião com o Conselho de Ilha e uma reunião do Conselho do Governo, entre outros pontos.